quarta-feira, 24 de março de 2010

Evolution - O ciclo de vida humano

Levando em consideração o tema e os critérios do concurso pela Lunetiers du Jura, dividiremos o
relatório nas fases de ‘‘vida’’do produto.
Gestação: o conceito criado tem a intenção de transmitir uma mensagem importante sobre a
vida humana porem de maneira simples e nada óbvia, sendo assim a ideia de um óculos que possui diversas lentes esféricas coloridas em uma armação de metal inoxidável representa as fases da vida humana. A armação remete ao corpo passa do estado inerte (pré-concepção) representado pela haste de forma linear da esquerda, para transformações (concepção e crescimento embrionário) representadas pelas três lentes menores iniciais; com o passar das lentes ocorrem também as outras evoluções do corpo características de cada fase atingindo o ápice na lente esquerda principal e iniciando o declínio após a lente direita principal, chegando ao fim da vida e voltando ao estado de inércia (haste direita).
Completando esse conceito estão as cores, que segundo estudos podem ser usadas para representar as fases das idades, desta forma iniciamos com o vermelho que significa a efervescência e espontaneidade infantil; o laranja relatando a imaginação, excitação e senso de aventura juvenil; o amarelo demonstrando a força, potência e arrogância do jovem adulto; o verde mostrando a diminuição do fogo juvenil no adulto no seu ápice; o azul transmitindo o pensamento e a inteligência do adulto maduro; o lilás remetendo ao juízo e misticismo da meia-idade; e por fim o roxo fechando o ciclo com o saber, benevolência e experiência do idoso.
Como podemos ver a união das lentes com a armação traz uma significação poderosa à um objeto do qual isso não era esperado.
Nascimento: Como podemos ver nas ilustrações, esse óculos se trata de uma peça de linhas simples e bastante auto-explicativas. Para a armação recomendamos o uso de material metálico com adição de propriedades inoxidáveis para que não haja necessidade de descarta-lo devido a ferrugem na peça. Já para as lentes a recomendação é de que todas possuam proteção contra raios sos nocivos.
Infância: Para levar o conceito ao consumidor criamos o slogan ‘‘se os olhos são a janela da alma, por que não dar a eles a chance de ver através dos ciclos da vida’’, além disso a identidade visual da peça remeteria a necessidade que temos de lembrarmos de viver cada ciclo de vida intensamente.
Ápice: Prevemos que com tal identidade visual o óculos passe a ser uma filosofia de vida e desse modo será usado não só por quem procura um produto diferenciado mas também pelos seguidores da filosofia.
Morte: Como é produzido de material de difícil quebra e inutilização prevemos que o produto sencontrará no mercado como peça vintage. É possível que ocorra o fim do óculos como tendência de produto, porém a mensagem que é passada por ele será lembrada a cada vez que vermos seu modelo.
Assim como se completa o óculos, se completa a vida.

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